segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MEMÓRIAS DE INFÂNCIA - PERFUMES E AROMA DE FLORES

Os Perfumes ficam para sempre ligados a factos e pessoas que fizeram parte da nossa vida.




Os "cheiros" foram sempre importantes para mim e talvez por isso gostei tanto de trabalhar com fragâncias e cosmética, e continuo a gostar.


Quando ainda pequena e me sentava no colo da minha Avó o odor do "pó de arroz" que ela usava contribuia para me sentir querida e protegida. Era um pó muito claro pois ela tinha a pele branca de uma loira verdadeira. Adorava as caixas pretas e douradas do Pó "Tokalon". Naquela altura sonhava poder maquilhar-me um dia com aquele pó de arroz o que nunca viria a acontecer pois ao contrário dela era bem morena e três meses de Verão na Praia ou no Campo deixavam-me quase preta... Mas nunca esqueci aquele aroma, como nunca esqueci o cheiro das "ervilhas de cheiro",que, quando começavam a aparecer na Primavera, o meu Avô trazia para casa deixando-a cheia  daquele aroma e daqueles coloridos deliciosos.
Continuam a ser das minhas flores preferidas, só tenho pena que durem tão pouco...
São coisas que ficam gravadas na nossa memória de menina!




Mais tarde, na adolescencia, comecei a sonhar com os perfumes que a minha Mãe usava e que muitas vezes roubei para experimentar.
O perfume era realmente sonho e magia como o "Mitzouco" de Guerlain e o Harpège" de Lanvin. Naquela idade era qualquer coisa que falava à minha imaginação e me emocionava.
Só muito mais tarde quando trabalhei com perfumes e entrevistei o "nez" da Chanel fiquei a perceber de que uma fragância era 90% de trabalho e 10% de magia. Mas mesmo assim o Perfume continua a ser um acessório muito importante na minha vida e o ter feito parte da Máxima deu-me o privilégio de o conhecer profundamente e aprender como se deve usá-lo.



Fui a Paris ao lançamento do Trésor, um dos lançamentos mais bonitos a que assisti e desde então a minha Mãe ficou apaixonada por aquele perfume e usou-o nos últimos anos da sua vida por isso estarei sempre muito grata à minha querida Teresa Sachetti que me ofereceu sempre frascos de Trésor para que nunca faltassem à minha Mãe. Há coisas que nunca se esquecem!

E a minha vida estará sempre ligada a diversos aromas que dela nunca deixarão de fazer parte!




  



1 comentário:

  1. Gostei muito desta sua entrada. Os cheiros realmente, como as famosas madalenas de Proust, podem transportar-nos para o mundo do passado... Ainda hoje e para sempre, o perfume Private Collection original de Estée Lauder é "O" perfume da minha Mãe! Quando ela o usa, ou quando o uso eu, parece que voltei ao colo...

    ResponderEliminar