terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CONVERSAS

COM SAMUEL ROCHER

Ainda criança, na sua Bretanha natal, Samuel Rocher encantava-se com cabelos e penteados. Ser cabeleireiro foi um desejo que surgiu cedo, na escola primária, ideia mal aceite pelos pais. Indiferente às expectativas paternas, aos 14 anos, Samuel anuncia que quer seguir a carreira de cabeleireiro. Apoiado por uma professora que o apresenta ao seu próprio cabeleireiro, propondo-lhe que lhe proporcionasse um pequeno estágio onde o jovem pudesse avaliar a profissão que queria seguir.



A sua primeira experiência profissional foi em La Baule, famosa estância balnear na costa atlântica. Mas o seu sonho levou-o até Paris, onde rapidamente se tornou assistente da directora técnica da Escola Jacques Dessange. O seu encontro com o famoso Bruno Pittini permitiu-lhe a curto prazo tornar-se adjunto do famoso estilista. Seguiram-se proveitosas experiências à frente de salões, como foi o caso do primeiro salão Dessange na Suíça, em Yverdon les Bains e, mais tarde, no Salão de Alain Divert, na Av. George V, no coração de Paris. Em 1992, junta-se à equipa do lendário Alexandre de Paris, com quem trabalhou quatro anos.

É então que começa a colaborar activamente na produção de importantes desfiles de moda, nomeadamente com Givenchy, Yves Saint Laurent, Christian Lacroix, Jacques Fath, Annae Mori, entre outros.

O seu sentido pedagógico e o talento natural para transmitir a outros a sua arte ditaram a sua experiência como formador do grupo Jacques Dessange Internacional para a Europa e Médio Oriente.



Já proprietário de dois salões em Paris, com volumes de facturação históricos, Samuel Rocher visita Portugal ocasionalmente e apaixona-se pelo país. Sabendo da inexistência em Portugal de salões do grupo Dessange-Camille Albane, sorri-lhe a ideia de aqui se instalar para assumir um projecto de implantação e desenvolvimento destas insígnias.

Quatro anos depois, pouco antes de completar 40 anos de idade, já bem implementado em Portugal com várias participações na ModaLisboa colaborando com Ana Salazar, passagens pelo Estoril Open, Estoril Festival Film e convites para campanhas publicitárias, Samuel Rocher concretiza o seu sonho: o lançamento de uma marca com o seu próprio nome.

Portugal faz já parte da vida de Samuel Rocher ele é hoje um francês lisboeta. A acredita que a luz de Lisboa ilumina na perfeição os cabelos a que se dedica.

As criações que concebe e com as quais se identifica são inconfundíveis e são já a sua assinatura.



Samuel Rocher não pode parar, a sua cabeça está em constante criação, sazonalmente tem nos habituado às suas fotografias de colecções de tendências de cabelos, onde a mulher é habitualmente retratada com uma feminilidade, sensualidade e confiança únicas. Estas percorreram o país e o mundo… o seu mais recente triunfo foi ver a sua última colecção destacada e publicada em Espanha e EUA.



Actualmente lançou a sua própria marca de escovas de cabelo, de alta-qualidade francesa, em cerdas de javali e madeira de faia escurecida, associou-se a Bela Silva (ceramista e pintora portuguesa – a titulo de referencia, ela é a responsável pelos painéis de azulejos na estação de metro de Alvalade) e criou uma imagem divertida e única para este produto.



Pergunta… porque a mudança para a marca Davines?

Ao abrir o meu próprio salão queria que os produtos com que viesse a trabalhar não fossem iguais a todos os outros que estamos habituados a trabalhar e ver nos salões de cabeleireiro. Os produtos Davines são de altíssima qualidade… gosto de trabalhar com eles pois obtêm-se óptimos resultados, a sua imagem – o packaging – é animado, colorido… a somar a isto tudo esta marca italiana possui uma politica ambiental e responsabilidade social fantástica.


Pergunta: Foi fácil fazer amigos em Portugal?

- Ao chegar em Lisboa não sabia uma palavra de português, fiz um curso intensivo para que aqui pudesse comunicar. O português não é fácil especialmente ao nível da pronúncia. A língua contudo não é uma barreira a nível das amizades, pois os portugueses falam todas as línguas e são pessoas bastante acessíveis.

Existem relações especiais entre um cabeleireiro e uma cliente, não sempre… mas por vezes passam a barreira do salão, do barulho do secador e da tesoura e saltam para fora deste.



Pergunta: sobre a personalidade?

Sou uma pessoa em geral bastante animada e comunicativa, adoro estar sentado a uma mesa e poder falar… comunicar, rir e trocar ideias. Sou um bom gourmet, adoro comer acompanhado de um bom vinho… afinal de contas sou um francês! A arte de bem viver, com muito ou com pouco… pouco importa! O ideal é fazer sempre uma festa e tornar as situações em bons momentos.

Algo que adoro fazer é viajar, profissionalmente ou não, já tive a oportunidade de o fazer frequentemente e a curiosidade de conhecer cada vez mais locais não para. Ler e esculpir são outros passatempos (adoro trabalhar o barro).

Mas nem tudo são rosas… sou teimoso.

Também não gosto, que depois de explicar o que vou fazer como penteado a cliente não pare quieta com a sua cabeça e esteja stressada… ora tente escrever numa folha de papel se estiver dentro de um todo o terreno em movimento!...



Projectos de futuro…

Brevemente irei lançar a próxima colecção de cabelos para a estação Primavera/Verão 2011, espero que seja um sucesso! De resto, desejo poder continuar a trabalhar e a criar novos penteados, sentir que as clientes saiem satisfeitas do meu salão.

O futuro… o próximo ano, adivinha-se um pouco complicado, como dizem as previsões… mas por isso temos de saber dar a volta por cima, tentar ser fortes e confiantes naquilo que fazemos, assim passarei um boa imagem do meu salão.

Aqui pode ver uma pequena…pequena amostra do que vai ser a próxima colecção: http://db.tt/pxCoMCM

Sem comentários:

Enviar um comentário