quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROTEJA-SE DO SOL


O Sol e o Mar são a minha praia como dizem os meus netos! Realmente não me lembro de não passar férias na praia.. Nasci em Cascais e as minhas recordações estão ligadas ao Sol, ao Mar e a um chapéu de palha que me obrigavam a usar e que eu odiava. Depois de Cascais foram as férias no Algarve, na Praia da Manta Rota, Cacela a Velha e a Ilha de Tavira com os escaldões que não me deixavam dormir à noite!Figueira da Foz, Ericeira, Caparica, Estoril e sempre o Algarve fizeram de mim um bicho parecido com um lagarto... sempre exposta ao sol. Anos em que ficava bronzeada a sério, tanto de Verão como de Inverno, com aquela inconsciencia total que existia naquela altura que enfrentavamos o Sol sem nenhumas preocupações e que tiveram como consequência, há uns anos, o aparecimento numa perna de um "espinal celular" o que me fez pensar no assunto!
E escrever na Máxima também ajudou a ter cuidado pois contactei médicos dermatologistas e ouvi imensos conselho que passei a dar às minhas leitoras e à familía.
Depois, juntamente com a Editora de Beleza da "Marie Claire" Maria Lacerda, entre outros livros, escrevmos um sobre os benefícios e a gravidade de apanhar sol a mais.Ajudadas e esclarecidas pela boa vontade e conhecimento do médico dermatologista Dr. Luis Leite a quem ficamos extremamente gratas pelo tempo que passou a aconselhar-nos como o Livro "Ao Sol" deveria ser feito.
E, basicamente, sem querer repetir tudo o que agora as revistas, os médicos e quase toda a gente dizem sobre o assunto, acho primordial começar por não levar uma criança à praia antes dos dois anos! O melhor é ficar calmamente numa esplanada ou num parque sem apanhr sol. Depois dos dois anos não deixar de lhe vestir um t-shirt e colocar um chapéu na cabeça e enchê-la de protector solar adequado à sua pele, e
voltar ao protector depois de cada banho de mar não ficando na praia ente as 11 da manhã e as 16 horas. Podendo voltar ao fim da tarde. Mas estes conselhos não se aplicam só às crianças sendo importantíssimos também para os adultos. Estes não se podem esquecer que o cancro da pele tem aumentado imenso cada ano que passa e o sol demasiado é uma das causas do envelhecimento.
Em seguida apresento alguns dos produtos protectores solares que sairam este ano e que são extremamente necessários para proteger dos raios UV e de outros raios solares que podem causar queimaduras e escaldões terríveis para a saúde. 
SOL sim mas com peso e medida e seguindo os conselhos dos Dermatologistas e também das próprias marcas que já indicam muito bem como devem ser usados.

BOAS FÉRIAS COM SOL


PROTETORES SOLARES











Sem comentários:

Enviar um comentário