quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MEMÓRIAS de INFÂNCIA. A MINHA PRIMEIRA IDA AO CIRCO!




Estamos quase nos REIS mas ainda há crianças em férias. Nesta altura, entre Dezembro e Janeiro, como se dizia antigamente, o Circo costuma descer à cidade e é uma alegria para muita gente inclusive crianças...
Tenho o maior respeito pelos artistas circenses e por todos aqueles que se dedicam à arte do circo, muitas vezes com as maiores dificuldades.
Mas a minha primeira visão do Circo marcou-me de uma forma tão infeliz e como já falei com muitas pessoas que tiveram a mesma opinião que eu, não posso deixar de contar o que se passou no Coliseu dos Recreios, onde os meus Avós tinham sempre um camarote, e onde me levaram quando eu tinha cinco anos. A primeira impressão foi de um medo terrível das feras (um leão e dois tigres). Comecei a chorar com medo deles, quando chegaram os palhaços... Não sei explicar porquê mas o medo redobrou! Tiveram que me levar para casa e sempre que ouvia falar em Circo ficava apavorada.
Evidentemente que com o passar dos anos voltei ao Circo e cheia de curiosidade da minha reacção e nunca deixei, até hoje, de ter um certo medo dos palhaços que com o tempo se misturou com pena e angústia como também passei a ter pena dos animais. Gostar mesmo era e é, só dos trapezistas.
Fiz um esforço e levei os meu filhos ao Circo porque todos os amigos deles também iam. Mas realmente nunca os vi muito entusiasmados e diverti-me imenso quando soube que uma das irmãs da minha nora, ao chegar do Circo onde tinha estado com vários amiguinhos e a Mãe lhe perguntou se tinha gostado respondeu gostei muito, E do que gostaste mais? Do Intervalo porque fomos todos brincar para a arena! No entanto abro uma excepção para o Cirque du Soleil que me encantou verdadeiramente quando fui assisitir a uma sessão há dois anos.
Acho que devem continuar a levar as crianças ao Circo mas primeiro é melhor informarem-se se gostam mesmo ou só fazem um grande sacrifício!


1 comentário:

  1. Concordo, normalmente é um espectáculo um bocado deprimente...

    ResponderEliminar