segunda-feira, 9 de maio de 2011

VAMOS FALAR DO SOL

Em junho de 92, era então Editora de Beleza da Revista Máxima, conjuntamente com a minha amiga Maria Lacerda, Editora de Beleza da Revista Marie Claire, resolvemos escrever um livro sobre o Sol.
O Verão estava muito próximo e achamos que seria uma boa ideia, para nós que já tinhamos escrito vários artigos sobre este tema nas revistas em que trabalhávamos, o aparecimento de um livro mas desta vez em conjunto com um Dermatologista que, neste caso, foi o Dr. Luis Leite que colaborou conosco com a maior boa vontade e ensinando-nos muita coisa de que, naquela altura ainda se falava pouco.

Surgiu assim o livro AO SOL, com um prefácio da escritora Clara Pinto Correia, gravuras de Rita Almada Negreiros que se transformou numa das grandes arquitectas portuguesas, a cooperação das marcas de cosmética que estiveram sempre ao nosso lado e a ajuda do Dr. Luis Leite e do Dr. Monteiro Grilo Médico Oftalmologista que nos deu todas as informações sobre o sol e os olhos.

O livro trata do Sol amigo e necessário e do Sol também inimigo e dos cuidados que devemos ter com êle.

Hoje as pessoas estão muito mais informadas mas todos os médicos continuam a chamar a atenção para esses cuidados absolutamente indispensáveis para que o Sol se conserve sempre apenas num amigo que nós amamos e do qual não temos medo e que é nosso dever ensinar os filhos e os netos a lidar com êle.

Começámos este livro a falar do que é positivo no Sol.
SOL um bem necessário de que já São Francisco de Assis falava em 1225 no seu Cântico ao Sol:
"O nobre senhor, o irmão Sol, que nos traz o dia e nos banha com a maravilhosa luz dos seus raios, esplenderoso no seu imenso fulgor: só a Ti, Altíssimo, é comparável."
Não resesti a copiar estas palavras porque sou uma daquelas pessoas que, sem o Sol, não sou muito feliz...

OS BENEFICIOS DO SOL
"A radiação solar visível é indispensável à fotosíntese das plantas e à reprodução da vida. A radiação infravermelha é aquela a que chamamos calor. Possibilitando também a formação de vitamina D na pele, muito importante sobretudo quando a alimentação é carente desta vitamina que regula o metabolismo do calcio e do fósforo responsável pela estabilidade do esqueleto. Por isso as crianças devem apanhar sol evitando assim o raquitismo. Também as pessoas idosas devem apanhar sol para combaterem a tendência natural do organismo em absorver menos cálcio, com o avanço da idade.
As radiações visíveis e infravermelhas penetram através da pele e actuam no sangue e nos vasos sanguíneos.
Em dose adequada a troca de oxigénio e de dióxido de carbono nos pulmões é activada; a circulação sanguínea é acelerada; a pele é rapidamente bem alimentada e liberta-se do que é nocivo. A radiação solar dilata os vasos sanguíneos e faz baixar a pressão arterial."

Além destes benefícios o sol também influencia a nossa componente psíquica proporcionando bem-estar e relaxamento, aumentando a capacidade de acção estimulando o organismo.

"A acção antidepressiva das radiações solares foi estabelecida sobre constatações clínicas e ensaios terapeuticos em psiaquiatria. A falta de "melatonina", uma molécula isolada pela primeira vez em 1958 e que é uma secreção da glândula pineal, uma molécula lipófila que passa facilmente para o cérebro. Esta glândula pineal envia ao cérebro informações relacionadas com a presença da luz no meio ambiente.
Alguns médicos acham que a depressão invernal (da qual eu sofro e muita gente que conheço) pode ser consequência de importantes secreções de melatonina durante o Inverno. É verdade que nos países com menos sol a percentagem de depressões é maior."

Assim já chegámos à conclusão que o Sol é uma fonte de energia absolutamente necessária. Viva o Verão e o Sol que estão a chegar.

Cuidados indispensáveis com o Sol.
Há já muito tempo que ouvimos dizer e lemos em jornais, revistas e livros sobre o assunto que o Sol em demasia é o principal culpado do envelhecimento da pele. Envelhecer prematuramente ninguém deseja.
A nossa pelepossui meios próprios de defeza  ás alterações provocadas pelo espectro que exerce uma acção negativa sobre ela. A defeza pigmentária é muito variável sobre os diferentes individuos. A pele mate suporta melhor a radiação solar mas existe sempre o problema de que as pessoas que bronzeiam facilmente podem tornar-se alérgicas ao sol.
Segundo o Dr. Luis Leite "a pele guarda na memória as exposições sucessivas". Como também guarda na memória os chamados "escaldões" que apanhamos desde crianças.
E bastante pior do que o envelhecimento prematuro é o perigo do "cancro da Pele" que aumentou de uma maneira insólita nos últimos anos.

Posso dizê-lo porque há 4 ou 5 anos, apesar de ter sempre o cuidado de ir todos os anos ao dermatologista ver os sinais (é uma das coisas que recomendo para ter cuidado com o Sol) tive, felizmente no principio um "espinal celular" que foi apanhado a tempo mas que me pregou um grande susto!



Mas pior que este é o melanoma que aumentou nos últimos anos.

CUIDADOS COM O SOL

Antes de ir para a praia, piscina, ou qualquer lugar para onde vá apanhar sol aplicar em casa o protector solar. Depois, sempre que tome banho voltar a aplicá-lo. è bom que seja o seu Dermatologista a recomendar o protector próprio para a sua pele.

Não estar à exposição solar entre as 11,30 horas e as 16,3o horas.

Os sinais e as cicatrizes que existam no nosso corpo ou rosto devem ser cuidadosamente protegidos da radiação solar.

Em seguida falarei dos protectores solares de diferentes marcas que foram lançados para o Verão de 2011.
E também do Sol e as crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário