quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CONVERSAS

Com Rita Jardim, Enfermeira de Reabilitação, Especislista na Área Respiratória, homeopáta e, nas horas vagas pintora.

Rita como foi a tua infância e a tua adolescência?

A minha infancia foi óptima e aminha adolescênciaum pouco pior, por razões familiares.
Quando acabei o curso de Especialidade em Enfermagem de Reabilitação no Alcoitão onde trabalhei cerca de um anoe meio, fui convidada por ser enfermeira para ir para a TAP , pois tinham chegado nessa altura os Boings 747 em que eram necessários 15 tripulantes em cada , portanto seria de toda a conveniência que pelo menos um  fosse enfermeiro. Entrei, fui desempenhar o papel de Assistente de Bordo normal mas quando era necessário era convocada para esses serviços.

Isso foi gratificante para ti e para uma adolescência menos boa?

Foi, adorei lá estar. Permitiu-me conhecer outros mundos e sobretudo pessoas fantásticas de várias origens e credos que de outra forma seria dificil. Considero uma experiência riquissima na minha vida.
Entretanto casei, na gravidez dos meus filhos estive a trabalhar nos serviços médicos da empresa e após 16 anos de serviço foi-me feita uma proposta  de saída numas condições irrecusaveis , uma vez que adorava poder voltar a ser enfermeira.

E o que fizeste a seguir ?

Quando saí  em 1987 fui para o Hospital Pulido Valente como voluntária durante os melhores 6 meses da minha vida. Depois trabalhei exclusivamente na área de Reabilitação Respiratória neste mesmo Hospital, onde estive cerca de 10 Anos Entretanto criei o Centro de Recuperação Respiratória-Rita Jardim, onde ainda hoje trabalho, pois a minha especialidade centrava-se na área respiratória trabalhando tanto com adultos como com crianças.

Desde então para cá que caminhos seguiste?

Depois fui sentindo que precisava de desenvolver outras áreas que me poderiam ajudar a melhor tratar as pessoas que me procuravam. Aí resolvi ir tirando os cursos de Sofrologia, Reiki, Shiatsu, Terapia Sacro Craniana, Terapia Somato Emocional, Iridologia,Terapia Quantica

O que te levou á Homeopatia?

Surgiu a hipótese de tirar uma Pós-Graduação em  Medicina Ortomolecular e Nutrição Clinica Funcional , na Universidade Moderna onde decorria simultaneamente um curso de Homeopatia.  Como o meu caminho desde sempre foi numa vertente holistica em que para mim o ser humano não é só corpo onde podem existir doenças, mas sim um conjunto de várias vertentes, mentais, emocionais, sociais e até espirituais que precisam de estar em equilibrio, achei que a melhor forma seria perceber e ajudar a reequilibrar cada pessoa que me procurava.

Por experiência própria sei que acompanhas os teus doentes no domicilio. Pergunto, a qual das actividades te tens dedicado mais?

O meu grande volume de trabalho é desenvolvido no Centro. No entanto , quando alguma pessoa precisa dum domicilio tento corresponder na medida das minhas possibilidades. Hoje dedico-me mais á Cinésiterapia Respiratória, Homeopatia, Nutrição e Terapia Quantica.
Tenho dividido tambem o meu tempo com formação,  ministrando cursos de Cinesiterapia Respiratória para futuros profissionais na EAN (Estudos Avançados de Naturologia). Ultimamente tenho realizado Formações para pais com crianças com este tipo de problemas respiratórios.

Como com todo esse trabalho surgiu a pintura?

Ainda na escola diziam que tinha geito e eu gostava bastante de pintar. Nunca mais pintei e agora por uma questão de higiene mental lembrei-me de voltar a faze-lo...porque não?
Como nada acontece por acaso, um amigo  meu pintor criou um grupo onde me inclui rápidamente desde há 4 anos , tendo realizado já 6 exposições colectivas muito gratificantes.

Quem te quizer procurar onde te pode encontrar?

Estou em :
C. de Ourique na R. Pereira e Sousa Nº 90 r/c A
1350-237 Lisboa
Tel 21 388 58 99 ou  93 388 58 99
http://www.crr-ritajardim.com/
centrorespiratorio.rj@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário